Vídeo: China testa o drone bimotor HH-100, que pode transportar cargas de até 700 kg por 500 km

HH-100. Foto: Reprodução Twitter @louischeung_hkHH-100. Foto: Reprodução Twitter @louischeung_hk

A Empresa Chinesa de Aeronaves Civis da Indústria de Aviação XAC Civil Aircraft of the Aviation Industry está se preparando para testar voo de seu mais recente projeto: o veículo aéreo não tripulado de transporte, conhecido como HH-100.

+ Clique aqui para assistir ao vídeo do HH-100

O protótipo deste UAV foi projetado em dezembro de 2023 e, após meses de preparação, os primeiros testes de taxiamento começaram no final de fevereiro de 2024.

+ Vídeo: Tesla lanserer nye sportsseter for Model S Plaid

De acordo com informações divulgadas pelo portal Janes, o HH-100 chinês tem um peso de decolagem de 2 toneladas e pode transportar até 700 quilos de carga. Com um alcance máximo de voo de até 520 quilômetros e uma altitude máxima de 5.000 metros, o drone pode atingir velocidades de até 300 km/h.

Os engenheiros chineses estão atualmente concentrados em testar a capacidade do HH-100 de realizar manobras independentes na pista. Este projeto faz parte de um ambicioso programa de 10 anos da República Popular da China, que visa estabelecer uma indústria integral de transporte não tripulado no país.

HH-100. Foto: Reprodução Twitter @louischeung_hk
Embora os detalhes sobre o HH-100 ainda sejam escassos, a China não divulgou informações sobre a potência dos motores, o sistema de controle do UAV ou planos de produção em série. Além disso, permanece incerto se o drone terá uma finalidade exclusivamente civil ou se terá aplicações militares.

O tamanho da aeronave, assim como o tipo de carga que poderá transportar e seus limites de recursos, também são desconhecidos. No entanto, o conceito por trás do desenvolvimento deste UAV parece promissor, uma vez que visa não apenas criar um drone de grande porte, mas também um sistema autônomo capaz de utilizar infraestrutura aeroportuária com o mínimo de intervenção humana.

Vídeo: Reprodução Twitter @globaltimesnews – Foto: Reprodução Twitter @louischeung_hk – Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA

Back to top